início > faqs
faqs
Como é que a CELPA se relaciona com a AFOCELCA?
O relacionamento da CELPA com a AFOCELCA verifica-se através das empresas associadas no agrupamento complementar, que são também membros da CELPA. No entanto em projetos ou atividades de interesse mútuo, como é a promoção da floresta como fonte de riqueza para o país, ambas se coordenam e colaboram mutuamente.

Quantas pessoas trabalham para a AFOCELCA?
Anualmente, a AFOCELCA envolve mais de 400 pessoas, entre técnicos florestais, supervisores, combatentes, operadores de central e oficiais de ligação.

A AFOCELCA foi criada exclusivamente para combater fogos nas propriedades das empresas agrupadas?
A AFOCELCA foi criada para auxiliar o combate aos incêndios florestais que ponham em perigo as suas propriedades florestais atuando dentro destas e num perímetro envolvente por forma a neutralizar qualquer foco nascente potencialmente perigoso, mas também participa no combate de incêndios fora da sua área de interesse em estreita coordenação e colaboração com a ANPC.

Que meios de combate dispõe a AFOCELCA?
Na campanha 2016, a AFOCELCA dispõe de 3 helicópteros ligeiros (equipados com bambi bucket), transportando cada um uma equipa de combate helitransportada (ECH) de 5 sapadores florestais, 38 unidades de prevenção e vigilância (UPV) compostas por 3 sapadores com kit de primeira intervenção e 18 equipas de combate terrestre (ECT) com 6 elementos operacionais num veículo semi-pesado.

Os meios AFOCELCA podem ser requisitados pelos bombeiros?
Sim, sempre que tal for solicitado, através dos organismos correspondentes, neste caso o CNOS da ANPC.

Se detectar um foco de incêndio como devo proceder? Contacto a AFOCELCA ou os bombeiros?
Em caso de incêndio, a ANPC é o organismo máximo que tutela a temática dos incêndios florestais em Portugal, pelo que deve ligar 112 e informar da localização do foco detetado. Em todo o caso, poderá informar a AFOCELCA através dos números: 233 955 819 e 233 955 823.

A AFOCELCA ministra formação? Como posso ter acesso a ela?
Sim, a AFOCELCA ministra formação pelo que qualquer instituição ou pessoa interessada pode informar-se através dos nossos contactos telefónicos ou de e-mail.

Como posso integrar uma das equipas AFOCELCA?
Para integrar uma das equipas AFOCELCA poderá contactar-nos e inquerir informação através dos nossos contactos telefónicos e de e-mail

A AFOCELCA presta serviços externos?
Sim, a AFOCELCA presta serviços externos na sua área de atuação e pode consultar-nos através dos nossos contactos telefónicos e de e-mail.

A AFOCELCA vem substituir a ANPC na temática de fogos florestais?
Não, a AFOCELCA foi criada para apoiar as tarefas de prevenção e combate e trabalha em estrita colaboração com a ANPC, não havendo qualquer tipo de substituição presente ou futura.

A AFOCELCA apenas atua durante o período crítico de Verão?
Não, a AFOCELCA atua durante todo o ano, embora no período crítico de verão a sua ação torna-se apenas mais visível.

Para além do combate a AFOCELCA também atua em ações de prevenção de incêndios?
Sim, de forma crescente a AFOCELCA vai continuar integrando as ações de prevenção com o combate, para além de aumentar a prioridade nesta atividade, focalizando a prevenção como uma atividade fundamental no sustento dos bons resultados obtidos até hoje.