Proteção
Tendo participado em mais de 13 mil Teatros de Operações desde a sua criação, o combate a incêndios rurais é a principal atividade da AFOCELCA, que continua a basear a sua atuação em critérios técnicos como a minimização dos tempos de resposta e a utilização dos conceitos de dano e perigo potencial para definição e gestão do dispositivo de proteção.
Partindo da lógica que todos os incêndios começam pequenos, e por conseguinte a redução do tempo de resposta pressupõe uma maior probabilidade de enfrentar um problema menor, a AFOCELCA especializou-se em operações de Ataque Inicial, procurando eliminar o seu problema na sua fase nascente.
Ao longos dos anos, o nosso sistema foi aumentando a sua capacidade de ação em Ataque Ampliado, sem no entanto comprometer os seus princípios de base.
Formação
Em 2022 esta aposta ganha uma nova visibilidade, com a certificação da AFOCELCA enquanto entidade formadora, concedida pela DGERT.
Uso do Fogo
Para além de se constituir como uma ferramenta de treino operacional para o combate a incêndios rurais, o uso do fogo permite a gestão de combustíveis em grande escala de uma forma equilibrada, constituindo-se assim também como um aliado da prevenção contra incêndios rurais.
Desde 2019 o uso do fogo, nas suas diferentes tipologias, passou a ser uma das atividades regulares da AFOCELCA considerando o planeamento e a execução.